top of page

Um exemplo que motiva e encanta

Uma rede de padarias de Sorocaba (SP) conquistou um prêmio internacional por inclusão social. A Padaria Real foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) pelas boas práticas de empregabilidade para trabalhadores com deficiência.


O gerente Robson Martins Gomes explica que as contratações começaram para atender a uma cota. "Percebemos o quanto a gente aprendia com tudo isso e começou a virar cultura. A cultura de a gente incluir essas pessoas com deficiência", explica.


Atualmente, o comércio emprega quatro pessoas com deficiência.

  • Helton Martins, que perdeu o movimento de um dos braços após um acidente de moto, aos 24 anos.

  • Celso dos Santos nasceu cego e hoje ensina quem começa a trabalhar no setor de embalagem. Ele não precisa de nenhuma ajuda para embalar os pães e, depois de quatro anos na função, já reconhece facilmente cada tipo de pão ou de produto.

  • O libanês Fauze Kamel nasceu com problemas na audição. Pelas mãos dele passam 20 toneladas de panetones que abastecem as padarias da rede. Foi no Brasil que ele fez o curso de panificação. Apesar de não saber a língua brasileira de sinais, ele se comunica perfeitamente com os colegas de equipe.

  • Samuel que é autista. Ele é bastante focado enquanto trabalha, mas nem por isso deixa de descontrair toda a equipe. "Para a gente é uma motivação, é um ânimo. Na realidade, a gente se inspira nele e, muitas vezes, nas reuniões de setor, a gente o coloca para falar, porque ele é uma motivação para todos", conta o supervisor Genis Carlos Leite.




Fonte: G1

bottom of page