✋🏽 Muitas crianças com TDAH também têm problemas com habilidade motoras e são frequentemente rotuladas como “desajeitadas”. Agora, a ciência do cérebro está revelando como os mesmos mecanismos que levam ao TDAH também podem interferir no desenvolvimento das habilidades motoras. Mas essas descobertas também podem ajudar os pais a processar melhor suas ansiedades e ajudar seus filhos a contornar áreas problemáticas. Esses problemas motores não fazem parte de um diagnóstico formal, mas há um link.
🏃🏻♀️ De fato, alguns pesquisadores estimam que cerca de um terço das crianças com TDAH também apresentam problemas de controle motor. E a conexão é forte o suficiente para que os especialistas às vezes possam prever o TDAH apenas observando o desenvolvimento motor de uma criança.
👍🏽Em um estudo recente, os cientistas pediram às crianças que executassem uma sequência específica de movimentos dos dedos com uma mão. E eles descobriram que as crianças com TDAH involuntariamente “espelhavam” os movimentos com a outra mão também. Enquanto isso, as crianças sem TDAH acharam muito fácil manter a outra mão perfeitamente imóvel.
Então, por que ocorre o problema com a habilidade motora? Os pesquisadores têm duas teorias principais:
🧠A primeira teoria envolve o neurotransmissor dopamina, a dopamina é um dos 7 principais neurotransmissores, e os cientistas acreditam que pouca dopamina em certas vias cerebrais pode afetar o controle motor.
🥛A segunda teoria, eu vou citar um exemplo pra resumir: Se você quiser pegar um copo, você precisa decidir a que distância deve alcançá-lo, com que rapidez mover o braço, com que firmeza fechar os dedos em torno dele e assim por diante, mas para o nosso cérebro isso não acontece em etapas e sim simultaneamente e isso causa uma “luta” para usar o mesmo caminho cerebral, e como resultado dessa luta, um impulso supera o outro e compromete a coordenação motora.
💛💙❤️ Então como pai/mãe/tutor, seu objetivo será identificar esses problemas de habilidade motora com antecedência e reportar ao terapeuta, pois esse deve ser um trabalho em equipe.
Alessandra Lautenschlager Nogueira
Diretora Clínica
Comments