👀 Observar é o primeiro passo para ajudá-lo! 👨👩👧
Você pode perceber que seu filho gosta de ficar sozinho e/ou tem problemas de socialização. E mesmo que ele queira fazer amizades, provavelmente não saberá como fazê-las. Frequentemente, isso ocorre porque ele não consegue entender o mundo interior (sentimentos, intenções, necessidades, etc.) de seus companheiros o suficiente para se conectar com eles.
👶🏽Ele pode ter dificuldade para aprender a falar, repetindo frases reflexivamente, em vez de se expressar verdadeiramente. Ele também pode achar difícil reconhecer o subtexto nas conversas, por exemplo: um sorriso sarcástico, uma careta de raiva ou uma piada que usa um jogo de palavras, se ele perde isso, estará perdendo metade da mensagem.
Ele pode ter dificuldade de aprendizado e luta para se concentrar, processar e entender o que você está dizendo.
✋🏽Já na questão sensorial, ele pode ter um relacionamento complicado com as paisagens, cheiros e sensações de seu ambiente. E vou te dar um exemplo bem claro disso: Uma sala de aula barulhenta ou um supermercado lotado, já passou por algum desses perrengues? Então vou te contar um segredo, não existe um padrão que você possa seguir nesses momentos se não o acolhimento, neste caso podem ocorrer duas situações, ou ele vai desejar mais estímulos, querendo explorar a sala tocando em tudo, ou vai querer ir embora e você precisa estar preparado para essa situação e iniciar essa “transição” de forma gradativa, até ele (a) se sentir confortável, mas e se não se sentir confortável?
Neste caso sua estratégia vai precisar dar uma mudada, porém, quando cedemos para quem amamos, a situação não nos levará para uma rua sem saída e sim para um novo cálculo de rota.
💛💙❤️ Observar cada passo dos nossos filhos é uma dádiva para entender como ajudá-los quando precisarem.
Alessandra Lautenschlager Nogueira
Diretora Clínica
Comentarios